marketing agency

Bulldog Marketing Agency

O que faz um cientista de dados? Veja salário e cursos

marketing agency

O que faz um cientista de dados? Veja salário e cursos

Conheça neste artigo as principais atribuições de um cientista de dados, a média salarial desse profissional, as habilidades indispensáveis para atuar na área e como se tornar um data scientist. Até pouco tempo atrás, a carreira era muito autodidata ou amparada em cursos livres. Por meio da aplicação desses três princípios, o profissional desenvolvesoluções inteligentes para empresas de vários setores. Tanto ainterpretação quando o levantamento dos dados assume papel importante na tomadade decisão e prospecção de resultados. Com base em estatísticas, a máquina aprende um comportamento e facilita a implementação de soluções para os negócios.

Vestibulares de Medicina abertos: datas, faculdades e etapas

  • Sendo assim, ele será capaz de analisar e gerar relatórios a partir de grandes bases de dados, integrar e manipular grandes volumes dados.
  • A Alura conta com cursos excelentes sobre o assunto, desenvolvidos por especialistas da área.
  • Além disso, podem se tornar consultores independentes, prestando serviços para diversas organizações.
  • A profissão de cientista de dados é bastante valorizada no mercado, com salários atrativos e benefícios, como plano de saúde, vale-refeição e bônus por desempenho.

A depender do projeto que esteja atuando, o cientista de dados pode trabalhar com profissionais de diferentes áreas como comunicação, jurídica, recursos humanos, vendas, entre outras. Um cientista de dados tem que ter o domínio de programação, matemática, estatística e ter conhecimentos de negócios. Já faz alguns anos que a profissão de cientista de dados – ou data scientist, em inglês – aparece em listas de empregos em alta no Brasil Trazendo o futuro para o presente: explorando a ciência de dados e machine learning e no mundo. Em pesquisa recente feita pelo LinkedIn, por exemplo, ela aparece entre os 25 cargos com demanda crescente no país para 2022. A função de um cientista de dados é cada vez mais fundamental em organizações de diversos portes para contribuir com insights relevantes e direcionar os gestores a tomarem melhores decisões de negócio. Aprender somente a parte técnica da área não é suficiente para atuar como data scientist.

Desafios da profissão

o que faz um cientista de dados

Ele usa dados para entender o que aconteceu antes para informar um curso de ação. BI é voltado para dados estáticos (inalterados) que geralmente são estruturados. Enquanto a ciência de dados usa dados descritivos, ela normalmente os utiliza para determinar variáveis preditivas, que são então usadas para categorizar dados ou fazer previsões. Para exercer sua função, o profissional dessa área precisa ter um amplo conhecimento que envolve estatística, ciência da computação, matemática, linguagens de programação e técnicas avançadas de análise de dados. O conjunto de habilidades necessário para exercer a profissão pode ser desenvolvido por cursos de graduação como matemática, física, engenharia, ciência da computação, estatística, economia e administração. Se você deseja seguir essa carreira promissora, é essencial desenvolver habilidades em programação, estatística, machine learning e storytelling de dados.

Quais são as principais linguagens de programação utilizadas pelos cientistas de dados?

Se você deseja seguir uma dessas opções, saiba que há várias maneiras de se preparar. Uma das mais importantes é desenvolver suas habilidades investindo em qualificação profissional. A carreira de cientista de dados oferece inúmeras possibilidades de atuação e crescimento profissional. Com a crescente demanda por profissionais capacitados, é fundamental investir em formação e habilidades específicas para se destacar no mercado de trabalho.

O responsável por compilar as informações deverá estar muito atento para não gastar mais recursos do que a informação realmente vale e para não demorar muito a apresentar os resultados. Nesse ponto, é importante realizar experimentos com diferentes modelos de simulações, variadas técnicas e diversos cruzamentos de dados. É fundamental ter uma atualização constante, pois a cada dia novas tecnologias surgem para facilitar o trabalho relacionado à ciência de dados. Manter-se https://piauinoticias.com/educa%C3%A7%C3%A3o/114012-trazendo-o-futuro-para-o-presente-explorando-a-ci%C3%AAncia-de-dados-e-machine-learning.html atualizado exige um grande esforço e dedicação e isso é um dos atalhos para o sucesso nesse campo de atuação. Conseguir realizar cruzamento de dados que ninguém pensou e encontrar a informação mais escondida são capacidades raras e que trazem um grande diferencial para o profissional que se habilita a viver o mundo dos dados. O cientista de dados lida com o big data no dia a dia, ao coletar, gerenciar e modelar um grande volume de dados não-estruturados.

Quais habilidades um cientista de dados precisa ter?

Ademais de se debruçarem sobre estatísticas avançadas, eles conhecem e dominam diferentes linguagens de programação e ainda têm a visão sobre todas as áreas do negócio. Outro fator que diferencia cientistas de dados e o que fazem é a visão de negócios, ou seja, ser uma pessoa que compreende perfeitamente os problemas que analisa, pois entende o domínio do negócio. Nesse sentido, se a pessoa trabalha com saúde, deve entender da área; se lida com o setor automobilístico, também. Para quem está buscando saber como se tornar cientista de dados, é importante lembrar que é possível entrar na área sem ter todos esses conhecimentos completamente desenvolvidos. Digamos que a equipe de vendas precisa de projeção do número de vendas para um determinado momento do ano ou ainda precisa estimar a demanda para alguns produtos. Outros setores podem necessitar de análises de dados que chegam via streaming para decisões em tempo real.

Ciência da computação

Assim, será possível analisar dados coletados com uma visão não só técnica, mas também de negócios, auxiliando na comunicação com gestores e na tomada de decisão mais assertiva. Conhecer aspectos gerais do negócio ajudará a ampliar a compreensão desse profissional sobre para onde direcionar o olhar em termos de dados. Por exemplo, habilidades na área de estatística e matemática são fundamentais para a execução de testes de hipóteses, distribuição de probabilidades, e uma compreensão dos dados mais eficaz. O Via Carreira é um portal que fornece materiais informativos e educativos para estudantes, professores, acadêmicos e profissionais que já estão ou precisam voltar ao mercado de trabalho.

  • Como é possível perceber, o salário de um cientista de dados pode variar bastante, já que depende de diversos fatores, como nível de experiência, senioridade do cargo, localização, empresa, atribuições do cargo, etc.
  • Florian Douetteau aponta que esse tipo de cientista de dados é caracterizado pela pouca profundidade em Ciência de Dados.
  • Nessa relação, o cientista de dados precisa fazer perguntas para entender como o setor funciona, fazer análises de possibilidades e questionar sobre princípios e processos da área.
  • As empresas necessitam dessetipo de serviço de tecnologia para competir no mercado e aumentar as chances defechar novos negócios.
  • Desenvolver habilidades nas principais linguagens de programação usadas na área de Data Science também é essencial para começar uma carreira como cientista de dados.

Share this post